top of page

Virtualização

Economize recursos: Virtualize!!!

A Virtualização é sem sombra de dúvidas, para os próximos anos umas das tecnologias computacionais mais procuradas e utilizadas. Em outras palavras: Já faz parte do nosso presente, do nosso dia a dia.

A Virtualização permite economia de hardware, de espaço físico, energia elétrica, entre outras.

Neste segmento, a Links Informática oferece as soluções mais robustas e maduras da atualidade que são utilizadas em larga escala por grandes corporações ao redor do mundo, dentre grandes empresas de "Cloud Computing" (Computação em Nuvem) e grandes Data Centers.

COMO FUNCIONA?

Em único servidor físico é possível ter diversas máquinas e serviços virtuais, compartilhando de forma eficiente todo o hardware da máquina, rodando independentemente umas das outras e claro, podendo ou não se comunicarem através de interfaces de rede, switches, roteadores e firewalls virtuais.

Para ilustrar é comum encontrar casos onde uma empresa possui um sistema (aplicativo) antigo que só roda em um determinado sistema operacional. De repente a empresa se vê na necessidade de adquirir um aplicativo mais novo que fornecerá muito mais recursos, mas este sistema exige, para rodar adequadamente, um sistema operacional mais novo.

Um dos diversos fatores interessantes também, até por questões de desempenho é poder separar o Banco de Dados da Aplicação em máquina virtuais diferentes por exemplo;

​Outra grande vantagem de se trabalhar com ambientes virtualizados é a facilidade de fazer não só os backups dos dados e das máquinas (servidores) virtuais, mas também sua replicação para outros servidores e até mesmo para outras localidades ou até para a Nuvem. O que permite, supondo no caso de uma recuperação de desastres, a pronta restauração de sua infraestrutura computacional em questão de minutos ou poucas horas.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS

 

  • VMWARE


É a empresa líder em virtualização.
VMware é uma empresa de software especializada em virtualização e computação em nuvem. A virtualização é sobre criar uma representação de software de algo, como um servidor, para que ele possa ser acessado e usado independentemente das restrições de seu hardware físico.

Proporciona redução de custos com o particionamento de um único servidor físico em várias máquinas virtuais;

Mais agilidade e flexibilidade da TI para distribuir a carga de trabalho na infraestrutura;

Simplificação da implantação, do gerenciamento e da manutenção das máquinas virtuais;

 

  • KVM


A máquina virtual baseada em kernel (KVM) é uma tecnologia de virtualização open source baseada no Linux®. Especificamente, com a KVM, você pode transformar o Linux em um hipervisor, permitindo que uma máquina host execute vários ambientes virtuais isolados, chamados de máquinas virtuais.

A KVM é parte do Linux. O Linux é parte da KVM. Sendo assim, a KVM tem tudo que está presente no Linux. Mas há recursos específicos que fazem da KVM o hipervisor preferido das empresas.

 

  • PROXMOX


O Proxmox Virtual Enviroment em sua versão gratuita disponibiliza um ambiente computacional de DataCenter estável, seguro e flexível para hospedagem de máquinas virtuais e containers com suporte a diferentes plataformas computacionais.  

A plataforma visa trazer uma maneira simples e objetiva de gerenciar máquinas virtuais utilizando a tecnologia KVM, em uma única interface WEB.
Além da virtualização de máquinas com o KVM, o Proxmox VE disponibiliza a criação e gerenciamento de Containers com a plataforma OpenVZ, tecnologia a qual tem se mostrado muito promissora visando o baixo consumo de recursos que ela exige do servidor hospedeiro.

POR QUE UTILIZAR A VIRTUALIZAÇÃO?

O principal motivo para se utilizar a virtualização é a facilidade na expansão dos recursos e o baixo downtime. Entretanto há outros motivos á serem considerados:

   Segurança: Ao invés de concentrar em um único servidor vários serviços como (banco de dados, web server, servidor de e-mail, servidor de arquivos), pode-se utilizar uma máquina virtual para cada um. Com esta prática, o isolamento dos serviços permite que caso ocorra algum problema com uma das máquinas virtuais, as demais não sejam afetadas e continuem operando normalmente.

   Flexibilidade: Ao criar uma nova máquina virtual, o administrador define nas configurações a quantidade de recursos de hardware que serão alocados para a nova máquina. Entretanto, se após a máquina estar em ambiente de produção for necessário expandir os recursos de processamento, memória ou disco, isto poderá ser feito com a máquina ligada sem a necessidade de interrupção dos serviços que nela operam.

   Gerenciamento Centralizado de Recursos: Ao virtualizar servidores, é possível reduzir o período necessário para providenciar a manutenção de seus recursos uma vez que as máquinas virtuais podem serem criadas, modificadas ou removidas com alguns poucos cliques. Através de um único painel de gerenciamento, permite ao administrador do sistema poder realizar estas e outras alterações através de uma interface web.
   
     Economia de Espaço Físico: Uma das maiores vantagens ao realizar a virtualização de servidores, é a diminuição do espaço físico para alocação de equipamentos.
   
     Redução de Gastos com Refrigeração: Com a menor quantidade de equipamentos ligados, menor será a emissão de calor. Com isto a refrigeração do ambiente poderá ser melhor controlada, podendo chegar a níveis de consumo mais baixos de energia elétrica e manutenção do sistema de arrefecimento.

   Facilidade para Instalar ou Migrar de Servidores: Outro fator que podemos citar, é a facilidade na migração de um hardware para outro. É possível realizar uma "imagem" da máquina em produção com todas as ferramentas instaladas e configuradas, e na sequência restaurá-la importando para a instalação de um novo servidor em um curto intervalo de tempo.

   Uso de Sistemas Operacionais Antigos: O uso de sistemas operacionais já ultrapassados pode ser necessário em alguns momentos por conta da compatibilidade de alguns softwares, o que é muito comum para grandes sistemas desenvolvidos em linguagem de baixo nível, com um banco de dados de informações gigantesco e difíceis de serem migrados, como o que ocorre com alguns sistemas bancários.

   Diversidade de Plataformas: De acordo com os recursos de hardware que estiverem disponíveis, as máquinas virtuais podem receber a instalação de sistemas operacionais de diferentes plataformas, podendo em único host hospedeiro abrigar diferentes instalações.

   Testes de Ferramentas e Uso em Laboratórios: Através do isolamento de cada máquina virtual onde cada sistema funciona de maneira independente, é possível realizar a instalação de softwares para testes sem correr o risco de prejudicar outros sistemas em produção. Esta prática é muito utilizada em ambientes de laboratório onde tornam-se necessários a instalação de novos sistemas operacionais para teste, programas que podem ser suspeitos e diversas outras funcionalidades.

bottom of page